quarta-feira, 27 de abril de 2011

Os maiores desastres nucleares do mundo

Os desastres que envolvem materiais radioativos podem causar graves consequências para o local afetado. Pode causar a deformação de pessoas que têm contato direto com a radiação ou indireto, como futuras gerações da pessoa afetada. Grandes áreas que entram em contato com o vazamento também se tornam totalmente corrosivas para o ser humano, tendo que ser isoladas por anos, assim como a água, que se torna imprópria para consumo.
Para classificar o grau de gravidade do acidente nuclear foi criada uma escala que varia de 1 a 7 (Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiológicos).
Os critérios avaliados na escala são o impacto de contaminação causado nas pessoas e no meio ambiente; como as barreiras naturais e de controle foram afetadas; e como as medidas de prevenção para evitar acidentes foram comprometidas

Os acidentes nucleares considerados os piores ocorridos no mundo são:
Chernobyl - Ocorrido em abril de 1986 foi considerado o maior desastre nuclear de todos os tempos. O acidente ocorreu na Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrânia.
Durante o ocorrido, foi liberada uma nuvem de radioatividade 400 vezes pior que a bomba lançada em Hiroshima, afetando a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. As áreas mais afetadas foram Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Atingiu a escala 7 de gravidade, segundo especialistas.

Criança afetada pelo problema genético causado pelo acidente
em Chernobyl

Fukushima - Ocasionado em março 2011 após o terremoto seguido de tsunami, os danos à usina nuclear de Fukushima no Japão, desencadeou um vazamento de materiais radioativos na ilha.
No momento do terremoto, 11 usinas localizadas na região entraram em processo de desligamento. Como parte do procedimento, os reatores precisam ser resfriados, uma vez que a fissão nuclear permanece ocorrendo mesmo após a interrupção na geração da energia. Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os técnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeção de água do mar nos reatores. Mesmo assim, três explosões se sucederam.
Autoridades japonesas afirmam que os reatores estão sendo preservados apesar do vazamento.
O vazamento já superou oito vezes o limite de segurança e o grau do desastre foi considerado 7, igualando Chernobyl.
Apesar da alta gravidade do acidente, estão sendo tomadas medidas cautelosas pelo governo japonês, que afirma que o acidente terá apenas consequências locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário