quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como funcionam os reatores nucleares?

Usina Nuclear em Angra Dos Reis - RJ

Reatores nucleares são criados especialmente para gerar quantidades imensas de energia térmica, que posteriormente produzirão energia elétrica.
Para gerar energia elétrica pelo reator, ocorre um processo de utilização da energia contida no átomo para ferver água. A partir disso, o processo não se difere das outras usinas: o vapor da água gira uma turbina que movimenta o gerador produtor da energia elétrica.

Os reatores de fusão possuem importantes vantagens em relação a outras fontes de energia. Podem ser construídos em qualquer parte do mundo, não dependendo de aspectos naturais da região. Além disso o urânio, que é o principal combustível responsável pela ação das usinas é capaz de em pequenas quantidades gerar muita energia.
Uma das desvantagens desse processo é a alta utilização de materiais radioativos, o que pode ocasionar um desastre nuclear, como o que vem ocorrendo no Japão após os fortes terremotos. Os dejetos da produção, chamados de "lixo nuclear" devem ser armazenados em locais cuidadosamente, pois oferecem riscos que podem durar anos de duração.
A grande diferença da utilização de materiais radioativos nas bombas nucleares e nas usinas é o controle estabelecido na reação de fusão das usinas, algo que não é controlado nas bombas.
Existem reatores de fissão e de fusão nuclear.
O mais utilizado em todo o mundo é o processo por fissão, onde o reator funciona como uma central térmica aquecida pelo urânio, que posteriormente aquece a água.

Fissão nuclear com o átomo de Urânio-235, utilizado no processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário